Edição Bimestral - Janeiro / Fevereiro 2021
"Esta é a porta do Senhor; por ela entrarão os justos" Salmo 118.20
Seja bem-vindo, ano 2021!
O no Cenáculo deste ano terá a porta como tema de suas capas. Na Bíblia, encontra-mos várias referências sobre porta, e a primeira que vamos destacar é a “Porta do Céu”. Essa expressão foi utilizada por Jacó em um momento limite de sua vida.
Considero um momento limite o tempo que Jacó viveu como fugitivo, com medo de seu irmão Esaú. Segundo Gênesis 28, ele chegou a Harã, quando tomou uma pedra por tra-vesseiro e sonhou com uma nova fronteira: [...] estava posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu [...] (v. 12). Quando acordou, reconheceu que havia tido um encontro com Deus e afirmou: “Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta do céu” (v. 17).
No ano passado também vivenciamos nosso momento limite, em que pandemia impôs para o mundo um novo comportamento: estabeleceu o isolamento social e nos fez fugir uns dos outros por medo do coronavírus. Mas cremos que novas possibilidades são colo-cadas para nós neste novo ano. O no Cenáculo propõe que no encontro diário com Deus você encontre a “Porta do Céu”. Que você acrescente na sua agenda diária um tempo para, pela fé, sonhar com essa porta. O salmista diz: “Esta é a porta do Senhor; por ela entrarão os justos” (118.20). Olhe novamente para a capa deste exemplar e recorde as palavras de João no livro do Apocalipse: “No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos” (22.2).
O no Cenáculo deseja que 2021 seja um ano de cura para as nações e para as pesso-as individualmente. Que os temores adquiridos no ano passado sejam superados pela experiência da fé num Deus que coloca para nós uma porta aberta. “Depois destas coi-sas olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu.” (Apocalipse 4.1).
Assim como a experiência de Jacó foi abençoadora na vida dele o no Cenáculo tam-bém deseja que seu encontro diário com Deus seja abençoador neste novo ano.
Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes, Editor Nacional