HISTÓRIA DE FAMÍLIA - 26 de dezembro de 2019

Publicado em Mensagem da semana, por Redação no Cenáculo em 04/03/2020


26 de dezembro (quinta-feira)
Leia Mateus 1.1-17

Assim, todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze gerações. Mateus 1.17 Quando abro o primeiro capítulo de Mateus e leio dezessete versículos com nomes, minha primeira pergunta é: por quê? Acho que Mateus inseriu a genealogia por várias razões.

Primeiro, Jesus era humano. Com muita frequência nós focamos na divindade de Jesus, mas é importante lembrar que ele também foi um homem.

Segundo, vários nomes da lista cumprem a profecia messiânica. Em Jeremias 23.5, Deus diz: “[…] levantarei a Davi um Renovo justo; e, como rei que é, reinará, agirá com sabedoria […]”. Mateus quer mostrar que Jesus cumpriu essa profecia.

Terceiro, essa lista prova que Deus pode usar qualquer pessoa para propósitos divinos. Nessa lista estão Abraão, Rute e Davi, heróis da fé. Mas Raabe era prostituta, Tamar tinha um caráter questionável e Manassés e Abias não tinham uma grande reputação.

A árvore genealógica de Jesus incluía pessoas de todos os tipos, e não poucos eram desonrosos. Mas Deus agiu por meio de todos eles. Às vezes, ficamos imaginando como Deus poderia agir por nosso intermédio. Mateus nos lembra que Deus pode e age por meio de cada um de nós.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a perceber como tu estás agindo por meio das pessoas à nossa volta. Abre nosso coração para servirmos a ti todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como Deus está agindo por meu intermédio?

Oremos pelos que se sentem sem valor.

Hannah Meyer (Califórnia, EUA)


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=