Edição Bimestral - Setembro / Outubro 2025
[…] e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que vocês
fiquem cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3.19
Construir conhecimento é um grande desafio da humanidade ao longo da história. Em nossa jornada de fé, conhecer o amor de Cristo — que “excede todo o entendimento” — é o alicerce da sabedoria e da vida cristã. Esse amor inesgotável, que nos enche da plenitude de Deus, não é um conhecimento apenas intelectual: é uma experiência viva, um convite a vivermos cada vez mais na comunhão com Deus e com o próximo. É o próprio Deus quem nos ensina a amar, pois “Deus é amor” (1 Jo 4.8), e nascidos desse amor tornamo‑nos capazes de conhecê‑lo de forma cada vez mais íntima e verdadeira.
Seguir a Cristo implica colocar esse amor em prática. Aprender sobre o amor de Cristo nos desafia a atitudes concretas: perdoar quem nos magoa, servir ao próximo sem esperar recompensa, oferecer apoio e compreensão nos relacionamentos mais próximos. Em cada gesto simples de doação, tornamos real a experiência do amor divino em nosso cotidiano.
O tempo que dedicamos para nossa meditação com o no Cenáculo é um tempo para “construir conhecimento sobre o amor”. Esse tempo nos inspira a aprofundar nosso relacionamento com Deus e a cultivar o amor genuíno nas relações humanas. Ao mesmo tempo, atendemos ao chamado para viver esse amor nos pequenos detalhes do dia a dia: um telefonema atencioso, um sorriso amigo, um ato de paciência no trânsito, ouvir com atenção um familiar que precisa. São atitudes simples que refletem o amor divino e transformam a nossa realidade.
Que os testemunhos desta edição possam abrir o nosso coração para esse amor transformador. Deus nos convida a uma experiência contínua de sua presença: quanto mais amamos, mais conhecemos a Deus e somos cheios da sua plenitude. Que nós encontremos, nessa comunhão, um senso renovado de propósito e alegria. O Espírito Santo nos capacita a amar sem medidas, a encher nossos vazios e a sermos fontes de bênçãos para os outros. Dessa forma, edificamos uma vida de fé fundamentada na sabedoria do amor e realizamos a missão que Jesus nos confiou: ser sal da terra e luz do mundo, evidenciando seu amor em cada passo.
Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes
Editor