Edição Bimestral - Setembro / Outubro 2022

Publicado em Edição Bimestral, por Redação no Cenáculo em 30/08/2022


Experiência amorosa

Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Salmo 116.1

A experiência amorosa ganha um sentido especial quando é correspondida. O salmista afirma que “ama o Senhor”, e a razão dessa declaração é porque “ele ouve a minha voz e as minhas súplicas”. Os estudiosos dos salmos nos dizem que o Salmo 116 não segue a ordem “tradicional” de elementos nos salmos de ação de graças, nos quais normalmente ouvimos uma narração da crise do poeta, e depois de aprender sobre a libertação ele compartilha o ato de ação de graças. Essa observação não é apenas a indicação de que nossas orações não precisam seguir um padrão rígido. Isso também indica que a comunidade de fé acreditava que Deus se agrada de ouvir essa declaração de fé. A experiência de fé e as inclinações espirituais de cada crente serão diferentes, e esse salmo pode nos ajudar a compreender a diversidade do Corpo de Cristo.

Bem, se o amor ao Senhor significa a dimensão do relacionamento, “ele ouve a minha voz” pode indicar que em nossos relacionamentos com o próximo também podemos perceber e ter sensibilidade para ouvir o outro. É possível crer que no cristianismo essa é a resposta ao desafio de “amar ao próximo como a si mesmo”, que também indica a dimensão da “comunhão dos santos”. Mas quando falo da “comunhão dos santos”, não estou pensando especificamente no sacramento da Santa Ceia, mas na afirmação de fé, a saber, que o povo de Deus em todos os tempos e lugares experimenta uma comunhão real por meio de nossa união com Cristo.

Nós da equipe do no Cenáculo desejamos que as meditações deste bimestre estimulem você a vivenciar experiências amorosas com Deus e com o próximo e que o amor seja um exercício diário que nos liberte e nos aponte caminhos de misericórdia, relacionamentos saudáveis e atitudes generosas. E, assim como esperamos que Deus nos ouça, que possamos ouvir a voz do outro.


Com desejos de bênçãos,

Nicanor Lopes
Editor Nacional


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=