Edição Bimestral - Setembro / Outubro 2021

Publicado em Edição Bimestral, por Redação no Cenáculo em 23/08/2021


A porta do coração

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3.20 Dando continuidade ao tema da porta, e esta já é a quinta versão, permita-me afirmar que a imagem da capa é muito significativa em vista do tema. O versículo bíblico remete-nos a um quadro singular. Jesus se convidando para participar da vida humana, e num gesto de profunda afetividade afirma: “Entrarei na sua casa e cearei com ele/a”. Na Bíblia, o sentido que se dá para a refeição comunitária é comunhão. Partilho com as leitoras e os leitores de no Cenáculo o que ouvi certa vez. Um artista pintou o quadro desse versículo e recebeu a seguinte reação: “O quadro está quase perfeito, mas falta um detalhe importante. Você esqueceu a maçaneta!”. Ao que prontamente reagiu o artista: “Não! A porta do coração só tem maçaneta pelo lado de dentro...”.

É exatamente isso que me faz crer o que o desejo de Jesus, ao bater à porta de nosso coração, exprime. Ele quer comunhão, mas a resposta para essa experiência é nossa. É uma visita que consegue trazer paz, segurança e propõe uma refeição para alimentar a esperança. Mesmo que o nosso coração não tenha os preparativos para a Ceia, ele, o próprio Senhor, é a refeição que a nossa alma necessita. “[...] quem de mim se alimenta viverá por mim” (João 6.57b).

Diante disso, convido cada leitora e leitor a uma entrega diária ao Senhor Jesus. Que na leitura cotidiana das múltiplas experiências relatadas neste bimestre aconteça essa atitude de abrir a porta do nosso coração para o Senhor entrar e produzir os efeitos que a nossa espiritualidade necessita. A missão de no Cenáculo é que você não caminhe pelas sendas do medo, da tristeza e da desesperança. Sabemos que essas situações se apresentam em nossa vida, por isso é importante abrir a porta do coração para Jesus entrar e promover comunhão. Peço a Deus, em oração, que as mensagens contidas neste bimestre sirvam de impulso para que a leitora e o leitor de no Cenáculo tomem a iniciativa de abrir a porta do coração para uma comunhão mais efetiva com o Senhor Jesus.

Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes, Editor


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=