Edição Bimestral - Novembro / Dezembro 2022

Publicado em Edição Bimestral, por Redação no Cenáculo em 08/11/2022


Hospitalidade é dom de Deus

Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2.7

Chegamos mais uma vez ao tempo do Advento, fim de ano e renovação de propósitos. Se fizermos um balanço do ano que caminha para o fim, observaremos que não foi um ano fácil. Muitas dificuldades se apresentaram para todos os continentes. Permita¬ me destacar uma que muito me sensibiliza: o aumento da insegurança alimentar e nutrição no mundo. Neste ano, a ONU aponta que o número de pessoas afetadas pela fome subiu para 828 milhões em 2021, o que representa uma alta de cerca de 46 milhões desde 2020 e 150 milhões desde o início da pandemia. É difícil pensar neste tema, uma vez que Jesus nos ensinou a orar assim: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6.11).

Neste tempo de Advento, muitos preparam sua casa para receber as visitas do Natal e do fim de ano. É um tempo de celebração, muita alegria e renovação das esperanças. Mas como contraponto, esse tempo de celebrações tem um ponto crucial, que eu denomino de ausência de hospitalidade. Isso mesmo, nós celebramos as alegrias do Natal, porém, quando Jesus nasceu, “não havia lugar para eles na hospedaria”. Faltou hospitalidade. Maria, José e Jesus não foram acolhidos por ninguém, e o que restou foi um estábulo. Neste tempo de empobrecimento de muitas pessoas, em especial neste tempo de Advento, creio que devemos olhar para as recomendações bíblicas e perceber que a hospitalidade é um dom de Deus.

Em que pese toda a insegurança que vivemos em face da violência no mundo, somos desafiadas/os a praticar a hospitalidade. Isso significa uma forma prática de servir a Deus, e o texto de Gênesis 18.3¬ 5, momento do encontro de Abraão e o Senhor, me vem à memória. Foi um encontro de hospitalidade, e foi nesse encontro que Deus promete a Abraão e a Sara, mesmo em idade avançada, um filho. Eu creio que na hospitalidade nos encontramos uns com os outros e com a bênção de Deus.
Peço a Deus em oração para que neste tempo de Advento e em todos os dias da nossa vida tenhamos experiências de hospitalidade.


Com desejos de bênçãos,

Nicanor Lopes
Editor Nacional


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=