Edição Bimestral - Maio / Junho 2025
O SOPRO DE VIDA PARA A IGREJA
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2.4
Chegamos novamente a uma data especial, por isso somos convidados a relembrar e celebrar um marco transformador na história da fé cristã: o Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos em Jerusalém. Naquele dia, algo extraordinário aconteceu: o som de um vento impetuoso encheu a casa onde estavam reunidos, línguas como de fogo pousaram sobre cada um deles, e todos foram cheios do Espírito Santo. Pessoas de diferentes nações, culturas e línguas ouviram, na sua própria língua, as maravilhas de Deus sendo proclamadas. A confusão sobre Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) foi revertida, e a unidade no Espírito foi estabelecida.
O Pentecostes nos lembra de que o Espírito Santo é o Consolador prometido, aquele que guia, fortalece e capacita os cristãos a viverem em fidelidade à missão de Deus. É o Espírito quem nos dá coragem para proclamar o Evangelho, poder para resistir às adversidades e sabedoria para viver em harmonia com os outros.
O Espírito Santo não é uma dádiva distante, individual e privada, mas uma presença viva e ativa na comunidade, que nos convida a viver com ousadia, unidade e amor.
O no Cenáculo propõe um encontro diário com Deus, então que ele nos inspire a sermos testemunhas de Cristo em todos os lugares, proclamando que Deus continua a agir poderosamente na História. Que o sopro de Pentecostes nos renove hoje e todos os dias, trazendo-nos a certeza de que não estamos sozinhos, pois o Espírito Santo é Deus conosco, que habita em nós e age através de nós.
Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes
Editor