Edição Bimestral - Julho / Agosto 2023

Publicado em Edição Bimestral, por Redação no Cenáculo em 26/06/2023


"Depois disso, o Senhor escolheu outros setenta e os enviou de dois em dois, para que fossem adiante dele a cada cidade e lugar onde ele haveria de passar". Lucas 10.1

Quando voltamos de uma missão, nem sempre a volta é alegre. Por exemplo, vivemos tempos de conflitos entre nações e de muitos desastres causados pela natureza (tempestades, terremotos, etc.), e pessoas são sempre enviadas para esses lugares com o objetivo de reparar algum dano, socorrer pessoas e propor ações de paz. E, como afirmei, os participantes dessas missões nem sempre voltam “cheios de alegria”. As setenta pessoas escolhidas por Jesus para pregar o Evangelho receberam a missão de preceder Jesus pelas cidades onde ele haveria de passar. Algumas cidades aceitariam de bom grado a mensagem, mas outras a rejeitariam. Porém, eu destaco que os enviados por Jesus tinham que promover a PAZ. Veja a recomendação: “Ao entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz seja nesta casa!’”.

Eles teriam que anunciar que o Evangelho era uma mensagem de paz, amor, justiça e libertação para o mundo e teriam que fazer isso em um mundo crivado por conflitos e divisões. Se formos honestos, não parece que muita coisa mudou desde o primeiro século. Embora tivessem que enfrentar lobos no caminho, Jesus enfatiza a necessidade de manter a paz. E essa mesma paz era o que os discípulos tinham a oferecer aos outros em seu caminho, fossem eles “ovelhas” ou “lobos”.

Jesus ordena aos seus discípulos que não só espalhem a paz, algo maior do que fazemos às pessoas que queremos bem, mas que espalhem a paz genuína, “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4.7). No fim das contas, espalhar a mensagem do Evangelho e estender a paz a outras pessoas é o fundamento da missão que Jesus deixou a seus discípulos/as e é a mesma missão para a qual Deus nos chama hoje como igreja todos os dias de nossa vida, com nossas palavras e nossas ações. Bem, aqui está o segredo da volta cheia de alegria: quando anunciamos e promovemos a PAZ, nossa vida se enche de alegria.

É nosso desejo que as leituras desta edição do no Cenáculo incluam você na missão que foi dada aos setenta nos tempos de Jesus.

 

Com desejos de bênçãos,

 

Nicanor Lopes

Editor


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=