Edição Bimestral - Janeiro / Fevereiro 2023

Publicado em Edição Bimestral, por Redação no Cenáculo em 20/12/2022


Novo coração

[...] com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. [...] Isaías 29.13

O no Cenáculo de 2023 tem por objetivo criar capas com o tema do coração como alvo de transformação para expressar a graça de Deus em favor do ser humano.
Por acreditar que o endurecimento do coração afeta profundamente pessoas de todas as condições econômicas e sociais, nas seis edições de 2023 vamos propor uma reflexão que objetive uma conversão do coração.

Nós cremos que a Palavra de Deus amolece o coração. Por esta razão valorizamos neste momento a palavra profética: “Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos” (Ezequiel 36.26-27).

Quando olho a capa deste exemplar, vejo uma imagem sombria: uma árvore seca, sem a beleza das folhas e nuvens de um frio entardecer. Mas nela está um coração pendurado que representa a oportunidade de renovação da vida. É um convite para a conversão para um novo coração.
A evocação do profeta realizada por Jesus tem que iluminar e transformar hoje uma religiosidade que se restringe a verbalizar certas crenças, aquelas que apenas expressam palavras sem ações comprometidas e novas formas de se relacionar com os outros.

Em Marcos 7, quando os fariseus e escribas repreenderam aqueles que seguiam Jesus por não cumprirem os rituais de purificação e higiene, o Mestre os repreendeu por privilegiarem a tradição, e não o amor e a solidariedade. Em vez de reconhecê-los por seu zelo em salvaguardar a ortodoxia, Jesus trouxe palavras proféticas: “Hipócritas, bem profetizou Isaías de vocês, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’”. Que as experiências compartilhadas nesta edição nos aproximem do coração de Deus e do próximo. Que o novo coração seja o nosso alvo na experiência da fé.


Com desejos de bênçãos,

Nicanor Lopes
Editor Nacional


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=